SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número77As estratégias do jogo Traverse em alunos com queixas de dificuldades escolaresCrianças que escrevem, mas não lêem: dificuldades iniciais na alfabetização índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicopedagogia

versão impressa ISSN 0103-8486

Resumo

GODOY, Dalva. Por que ensinar as relações grafema-fonema?. Rev. psicopedag. [online]. 2008, vol.25, n.77, pp. 109-119. ISSN 0103-8486.

Este estudo objetivou observar se o ensino das correspondências grafofonológicas favorece diferenças no desenvolvimento da consciência fonológica em pré-escolares. Questiona-se em que medida o método de alfabetização pode beneficiar o desenvolvimento da consciência fonológica, uma habilidade estreitamente relacionada ao sucesso na aprendizagem da leitura e da escrita alfabética. Dois grupos de crianças, com idade média inicial de 5 anos e 9 meses, expostos a dois métodos diferentes de ensino, foram avaliados durante um período de um ano por meio de tarefas de consciência fonológica aos níveis silábico e fonêmico. Os resultados mostraram evolução de ambas as habilidades entre os dois momentos de avaliação, para os dois grupos, mas o crescimento das habilidades de consciência fonêmica foi mais acentuado. Foram observadas, no entanto, diferenças significativas na evolução desse crescimento entre os dois grupos. O grupo que recebeu ensino das correspondências grafofonológicas apresentou maior evolução nos desempenhos em tarefas fonêmicas.

Palavras-chave : Educação; Aprendizagem; Avaliação; Desenvolvimento infantil.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License