SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 issue77Why teaching the relations between graphemes and phonemes?Sexual abuse and momentaneous inclusion: the consequences in the learning process author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Psicopedagogia

Print version ISSN 0103-8486

Abstract

CRUZ, Michelle Brugnera  and  COSTA, Adriana Corrêa. Crianças que escrevem, mas não lêem: dificuldades iniciais na alfabetização . Rev. psicopedag. [online]. 2008, vol.25, n.77, pp. 120-131. ISSN 0103-8486.

O presente relato de experiência trata das dificuldades iniciais na alfabetização, apresentando um estudo sobre a dicotomia na aprendizagem da leitura e da escrita. A revisão teórica procura explorar duas visões distintas do processo de aprendizagem dessas habilidades: a Psicogênese da Leitura e da Escrita proposta por Ferreiro e Teberosky e os estudos da Psicologia Cognitiva, buscando uma complementaridade entre essas abordagens. O estudo foi realizado com sete crianças de uma escola de educação infantil da rede privada de Porto Alegre, com idades entre 5 e 6 anos, que escreviam alfabeticamente, mas não liam palavras em diferentes contextos. Partindo-se de evidências pedagógicas, foi constatado que as atividades e as propostas da escola envolviam o conhecimento das letras, das unidades silábicas e da consciência fonêmica, detendo-se principalmente em atividades de escrita. Porém, nenhuma das atividades envolvia a construção do significado das palavras, ficando apenas na correspondência letra-som. O estudo apresenta atividades de intervenção psicopedagógicas desenvolvidas no contexto da sala de aula, em que a construção do significado das palavras na leitura foi instigada.

Keywords : Dislexia; Leitura; Transtornos da linguagem; Educação; Baixo rendimento escolar.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License