SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número77Crianças que escrevem, mas não lêem: dificuldades iniciais na alfabetizaçãoDuas visões psicopedagógicas sobre o fracasso escolar índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicopedagogia

versão impressa ISSN 0103-8486

Resumo

LOPES, Kátia de Conto  e  TORMAN, Ronalisa. O abuso sexual e a inclusão momentânea: as conseqüências no processo de aprendizagem. Rev. psicopedag. [online]. 2008, vol.25, n.77, pp. 132-138. ISSN 0103-8486.

O artigo a seguir é fruto de pesquisa realizada no Núcleo de Atendimento e Extensão em Psicopedagogia (NAEP) do Centro Universitário Feevale, onde a cada dia nos defrontamos com mais casos de pacientes com dificuldades de aprendizagem que sofreram abuso ou violência sexual. O abuso sexual se apresenta sem distinção de idade, raça ou classe social. As vítimas, principalmente as crianças, acabam por sofrerem caladas as terríveis conseqüências físicas e psicológicas da violência sofrida. A aceitação da dor do trauma a que foram submetidas é um processo complexo e longo, que precisa ser verbalizado e trabalhado, a fim de sentirem-se compreendidas e acolhidas no meio onde estejam inseridas. A Psicopedagogia, sendo uma área de conhecimento que trabalha com o aprender e o não aprender, tem como objetivo investigar a relação destes sujeitos que sofreram abuso sexual com a falta de desejo de aprender. A pesquisa demonstra que a problemática apontada quanto à dificuldade de manejar e de tratar adequadamente o sujeito vítima de abuso sexual e sua família indica a necessidade de capacitar diversos profissionais, a fim de abordar o assunto sob um ponto de vista interdisciplinar. A partir dessa realidade, são realizadas algumas reflexões acerca do abuso sexual sofrido por estes pacientes, da dificuldade de aprendizagem que os mesmos apresentavam e da situação de inclusão momentânea que todos estavam vivenciando.

Palavras-chave : Psicopedagogia; Violência sexual; Maus-tratos sexuais infantis; Aprendizagem.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License