SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número78Habilidades de leitura, escrita e língua de sinais de alunos surdos do ensino fundamental: validação de testes computadorizadosLa violencia a las escuelas: ¿por qué un cambio de enfoque? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicopedagogia

versão impressa ISSN 0103-8486

Resumo

NOFFS, Neide de Aquino  e  MONTRESOL, Daniela. A avaliação interventiva na Promove Ação Sociocultural. Rev. psicopedag. [online]. 2008, vol.25, n.78, pp. 243-254. ISSN 0103-8486.

Este trabalho foi desenvolvido no ano 2005 na Instituição Promove - ação sociocultural - Unidade Jaçanã -, onde construímos um modelo de avaliação interventiva com a intenção de "contribuir de forma articulada junto à criança, sua família e a escola, para a manutenção e sucesso educacional do aluno, detectando, intervindo e orientando possíveis alterações que possam comprometer o processo de aprendizagem". Este trabalho foi construído em parceria com a equipe multidisciplinar da Instituição em encontros quinzenais de duas horas de fevereiro a dezembro. Estes momentos foram subsidiados pelos autores Alicia Fernandez, Jabob Levy Moreno, Jorge Visca, Sara Paín, também contamos com a experiência de avaliação em redes de ensino que já tenhamos sistematizado em 2003. Esta referência de trabalho implantada em 2005 permitiu à Promove agilizar o processo de Avaliação no Programa de Apoio Educacional o fortalecimento da equipe multidisciplinar, colaborar com a família (garantindo a presença do pai, dos irmãos favorecendo o "olhar" para a queixa e para a criança com mais sensibilidade e acolhida) e a escola explicitando de forma mais ágil a compreensão e o atendimento às queixas recebidas. Este trabalho até hoje mantém a parceria com a Secretária Municipal da Educação de São Paulo (SME - no DOT), favorecendo o processo de inclusão com compromisso social.

Palavras-chave : Educação; Avaliação educacional; Aprendizagem.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License