SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 issue78Difficulties of learning in the initial series of the fundamental teaching and actions psycho and pedagogicAutonomy and reform in school: new routes of the learning-teaching processes in Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Psicopedagogia

Print version ISSN 0103-8486

Abstract

MUNIMOS, Silvia Szterling. Há algo mais no consultório psicopedagógico do que sonha a nossa vã filosofia. Rev. psicopedag. [online]. 2008, vol.25, n.78, pp. 271-281. ISSN 0103-8486.

Toda intervenção clínica psicopedagógica pressupõe uma determinada concepção do sujeito que (des)aprende. Diferentemente das clínicas que concebem o sujeito como um mosaico de funções a serem reeducadas de maneira mais ou menos previsível, partimos do pressuposto de que a criança ou o adolescente que nos vem consultar é um sujeito do inconsciente, falado por suas palavras e agido por seus desejos. Propomo-nos então, neste artigo, a discorrer brevemente sobre o modo de funcionamento do inconsciente, tal como aportado por Freud e revisitado depois por Jacques Lacan, a fim de repensarmos uma hipotética intervenção clínica a partir desse enfoque teórico.

Keywords : Psicopedagogia; Psicanálise; Ciências do comportamento; Psychopedagogy; Psychoanalysis; Behavioral sciences.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License