SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número78Há algo mais no consultório psicopedagógico do que sonha a nossa vã filosofiaAquisição e desenvolvimento da linguagem: dificuldades que podem surgir neste percurso índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicopedagogia

versão impressa ISSN 0103-8486

Resumo

MARCHELLI, Paulo Sergio; DIAS, Carmen Lúcia  e  SCHMIDT, Ivone Tambelli. Autonomia e mudança na escola: novos rumos dos processos de ensino-aprendizagem no brasil. Rev. psicopedag. [online]. 2008, vol.25, n.78, pp. 282-296. ISSN 0103-8486.

O presente artigo compreende uma reflexão sobre o princípio da autonomia pedagógica conferido pela atual Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) às escolas e redes de ensino brasileiras. Discute-se o conceito de escola aberta, aplicado às instituições onde o ensino se processa segundo a idéia de deslocar as paredes da sala de aula para além dos limites de séries anuais e disciplinas separadas. Apresenta-se a Escola da Ponte, fundada por José Pacheco há 30 anos, em Lisboa, Portugal, em cujo projeto pedagógico não há divisão por séries e as aulas não são separadas por disciplinas. São destacadas experiências brasileiras baseadas no conceito de escola aberta e analisa-se como o princípio da autonomia conferido pela LDB colabora para o surgimento de projetos capazes de renovar a prática pedagógica e estabelecer novas interpretações para o trabalho didático. O artigo conclui que, nos últimos anos, as escolas brasileiras aumentaram sua diversidade e pluralidade pedagógicas, apontando os caminhos segundo os quais esse fenômeno foi realizado.

Palavras-chave : Instituições acadêmicas; Ensino fundamental e médio; Educação; Modelos educacionais.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License