SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 issue78Autonomy and reform in school: new routes of the learning-teaching processes in Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Psicopedagogia

Print version ISSN 0103-8486

Abstract

MOUSINHO, Renata et al. Aquisição e desenvolvimento da linguagem: dificuldades que podem surgir neste percurso. Rev. psicopedag. [online]. 2008, vol.25, n.78, pp. 297-306. ISSN 0103-8486.

O desenvolvimento adequado da linguagem é um dos fatores fundamentais para que o desenvolvimento infantil ocorra de forma harmônica em todas as esferas, seja do ponto de vista social, relacional ou ao nos referirmos à aprendizagem formal. A aquisição da forma, conteúdo e uso da linguagem assumem papel importante na construção da mesma e na compreensão de sua organização interna. Entretanto, não são incomuns problemas que podem interferir neste curso. Este artigo se propõe a realizar uma revisão sobre a aquisição e o desenvolvimento da linguagem, fala e cognição, inserindo posteriormente os percalços que podem interferir neste desenvolvimento, dentre eles o atraso simples de linguagem, desvio fonológico, distúrbio específico de linguagem, alterações na fluência e alterações semântico-pragmáticas. Estas dificuldades podem trazer prejuízos secundários à aprendizagem escolar.

Keywords : Desenvolvimento da linguagem; Desenvolvimento infantil; Cognição; Comunicação; Fala; Transtornos do desenvolvimento da linguagem.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License