SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 issue79La potencia atencional de la alegríaRelation between the point of view of parents and teachers about the DCD with the results of motor tests in students from 1st to 4th grades of elementary school of public education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Psicopedagogia

Print version ISSN 0103-8486

Abstract

PORTILHO, Evelise Maria Labatut  and  BARBOSA, Laura Monte Serrat. Rev. psicopedag. [online]. 2009, vol.26, n.79, pp. 12-22. ISSN 0103-8486.

Neste trabalho, faz-se um recorte da pesquisa Aprendizagem e Conhecimento na Formação Docente, que foi realizada numa Rede Municipal de Ensino do Estado do Paraná, nas turmas da 1ª etapa do 1º ciclo do Ensino Fundamental. O objetivo do presente estudo é entender o que se encontra implícito na dinâmica e na temática do ambiente educativo, mais especificamente da sala de aula. Buscou-se observar as estratégias utilizadas pela professora, a conduta dos alunos diante dessas estratégias e a identificação do estilo de ensinar. A tendência tradicional, presente nas estratégias e no estilo de ensinar da grande maioria das professoras, parece não ser uma escolha, e sim falta de oportunidade de fazer reflexões sobre a prática educativa e de praticar as conclusões de tais reflexões. Mais do que realizar uma crítica às inadequações observadas, a intenção é de compreendê-las como um pedido de ajuda da professora.

Keywords : Aprendizagem; Modelos educacionais; Ensino; Comportamento.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License