SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número79O grito da professora: do implícito ao explícitoCaracterização do desempenho motor em escolares com transtorno de déficit de atenção com hiperatividade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicopedagogia

versão impressa ISSN 0103-8486

Resumo

VALLE, Talita Regina  e  CAPELLINI, Simone Aparecida. Relação entre a opinião dos pais e professores sobre transtorno do desenvolvimento da coordenação (TDC) e os resultados do exame motor em escolares de ensino público municipal. Rev. psicopedag. [online]. 2009, vol.26, n.79, pp. 23-32. ISSN 0103-8486.

OBJETIVO: Relacionar a opinião dos pais e professores sobre o transtorno do desenvolvimento da coordenação (TDC) com os resultados do exame motor em escolares de 1ª a 4ª série do ensino fundamental público. MÉTODO: Participaram deste estudo 88 escolares, na faixa etária de 6 anos e 1 mês a 12 anos e 11 meses, de ambos os gêneros, com escolaridade variando de 1ª a 4ª série do ensino fundamental público municipal, divididas em 2 grupos: GI (composto por 44 escolares, de ambos os gêneros, com dificuldades de aprendizagem) e GII (composto por 44 escolares, de ambos os gêneros, sem dificuldades de aprendizagem, pareados segundo gênero e faixa etária com GI). Foi aplicado um questionário sobre aspectos característicos de escolares com TDC aos pais e professores; e aos escolares, o Exame Motor para diagnóstico de Déficit de Atenção, Controle Motor e Percepção, após assinatura do termo de consentimento por pais ou responsáveis. RESULTADOS: Foi possível verificar que os escolares que apresentam dificuldades de aprendizagem não apresentaram desempenho motor inferior do que os escolares sem dificuldades de aprendizagem. Além disso, foi verificado que os escolares com dificuldade de aprendizagem, em sua maioria, não apresentaram comportamentos de TDC, tanto na avaliação de pais quanto de professores. CONCLUSÃO: Pode-se concluir que a opinião dos pais e professores sobre o TDC está em concordância com os resultados obtidos na avaliação aplicada, uma vez que, tanto no questionário sobre comportamento de TDC, quanto nas provas aplicadas, os escolares com dificuldade de aprendizagem não demonstraram dificuldades motoras no geral.

Palavras-chave : Transtornos das habilidades motoras; Aprendizagem; Destreza motora.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License