SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número79Relação entre a opinião dos pais e professores sobre transtorno do desenvolvimento da coordenação (TDC) e os resultados do exame motor em escolares de ensino público municipalFracassos, representações e exclusões no processo de permanência na escola índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicopedagogia

versão impressa ISSN 0103-8486

Resumo

TONIOLO, Cintia Sicchieri et al. Caracterização do desempenho motor em escolares com transtorno de déficit de atenção com hiperatividade. Rev. psicopedag. [online]. 2009, vol.26, n.79, pp. 33-40. ISSN 0103-8486.

OBJETIVOS: Caracterizar e comparar o desempenho motor de escolares com Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) com o desempenho de escolares com desenvolvimento neuropsicomotor normal e verificar a ocorrência de Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação (TDC) nos escolares com TDAH deste estudo. MÉTODO: Participaram deste estudo 30 escolares de 1ª a 4ª séries, na faixa etária de 6 a 12 anos de idade, de ambos os gêneros, divididos em 2 grupos: GI - composto de 15 escolares com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDA/H) e GII - composto de 15 escolares com desenvolvimento neuropsicomotor normal. Foi aplicado o Exame Motor para o diagnóstico de Déficit de Atenção, Controle Motor e Percepção (DAMP). RESULTADOS: Os resultados evidenciaram diferença estatisticamente significativa, revelando que o GI apresentou desempenho inferior em provas de habilidades motoras grossa e fina. CONCLUSÃO: Os escolares com TDAH deste estudo, por apresentarem desempenho inferior no exame motor, possuem quadro de TDC em comorbidade, não sendo, portanto, os problemas de coordenação aqui evidenciados características do TDAH.

Palavras-chave : Transtorno da falta de atenção com hiperatividade; Transtornos das habilidades motoras/etiologia; Transtornos mentais diagnosticados na infância; Transtornos psicomotores.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License