SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 issue79Characterization of motor performance in students with attention deficit hyperactivity disorderReading comprehension, velocity, fluency and precision in the second grade of elementary school author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Psicopedagogia

Print version ISSN 0103-8486

Abstract

GOMES, Claudia  and  SOUZA, Vera Lucia Trevisan de. Fracassos, representações e exclusões no processo de permanência na escola. Rev. psicopedag. [online]. 2009, vol.26, n.79, pp. 41-47. ISSN 0103-8486.

As ações de inclusão escolar parecem esbarrar ainda na inadequação das práticas pedagógicas que "contemplem, efetivamente, a diversidade". Para tanto, esta pesquisa lançou como objetivo geral explorar as representações compartilhadas pelos profissionais da educação quanto à situação de fracasso dos alunos. Com um delineamento qualitativo de pesquisa, foram participantes do estudo quatro professoras de educação regular de uma escola particular da região do Grande ABCD/SP. Como recursos foram priorizados os sistemas conversacionais firmados entre a pesquisadora e os participantes, durante o período sete meses de visitas diárias realizadas à instituição escolar. As informações obtidas foram, primeiramente, contextualizadas, e posteriormente, elencadas em categorias de indicadores. Pode ser constatado que o indicador central que permeia a prática escolar das profissionais é o que tende a considerar que a "situação de fracasso escolar tem raízes externas às relações escolares", e que essa situação vivenciada é determinante e aniquiladora das potencialidades destes alunos. Esta representação é que vem configurando o sistema organizacional, ao tema específico da inclusão escolar, desconsiderando os alunos em situação de fracasso escolar como sujeitos ativos e potenciais de seu desenvolvimento, fato que vem contrapor-se às divulgadas ações inclusivas e que, consequentemente, distancia cada vez mais estes alunos da possibilidade de assumirem efetivamente novas possibilidades de ações individuais e sociais nas relações de acesso e permanência escolar.

Keywords : Baixo rendimento escolar; Evasão escolar; Inclusão.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License