SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 issue79Reading comprehension, velocity, fluency and precision in the second grade of elementary schoolUse of neuropsychological tests for the assessment of learning disabilities author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Psicopedagogia

Print version ISSN 0103-8486

Abstract

CINTRA, Gilcineia Maria Silveira; RODRIGUES, Sonia das Dores  and  CIASCA, Sylvia Maria. Inclusão escolar: há coesão nas expectativas de pais e professores?. Rev. psicopedag. [online]. 2009, vol.26, n.79, pp. 55-64. ISSN 0103-8486.

OBJETIVO: Avaliar as expectativas de diferentes grupos envolvidos no processo de inclusão escolar: professores, pais de alunos com necessidades educativas especiais (NEE) e pais de alunos cujos filhos estão matriculados em classe onde há crianças com NEE. MÉTODO: A pesquisa foi desenvolvida em uma escola particular da cidade de Campinas, São Paulo. Fizeram parte do estudo 16 pais e quatro professores. Dentre os pais, quatro tinham filhos com NEE e 12 não. As crianças estavam matriculadas no ensino infantil (I, II e III) e na 1ª série do ensino fundamental. A avaliação das expectativas dos indivíduos envolvidos foi realizada por meio de questionário semi-estruturado, elaborado para esse fim. A análise dos dados foi feita de forma qualitativa. RESULTADOS: Os resultados mostraram que houve divergências nas expectativas entre os indivíduos ouvidos (pais e professores). Enquanto os professores priorizam o aspecto emocional e social da inclusão, os pais demonstraram que esperam que se priorize e se atente para os aspectos emocional, social e pedagógico. Questiona-se se a postura dos professores pode estar relacionada com o conceito de auto-eficácia e se chama a atenção para a necessidade de se ouvir também os pais que não têm crianças com NEE. CONCLUSÃO: Conclui-se que as divergências encontradas têm seus aspectos positivos, já que abrem caminho para discussões entre todos os envolvidos com a inclusão escolar e, consequentemente, para a melhoria do projeto pedagógico.

Keywords : Auto-eficácia; Educação especial; Crianças portadoras de deficiência; Adaptação.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License