SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número79De la exclusión a la inclusión: una forma de entender y atender la diversidad cultural en las instituciones escolares índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicopedagogia

versão impressa ISSN 0103-8486

Resumo

DOTA, Fernanda Piovesan  e  ALVARO, Denise Maria Alves. Ensino inclusivo: aspectos relevantes. Rev. psicopedag. [online]. 2009, vol.26, n.79, pp. 124-128. ISSN 0103-8486.

O tema inclusão tem gerado muitas discussões no meio acadêmico, na política e na sociedade em geral; existe grande dificuldade em definir o termo inclusão e o quanto este processo tem exercido de maneira efetiva aquilo a que foi proposto. Embora com muitas falhas, os autores discutem o ensino inclusivo como um benefício para todos os envolvidos. A educação especial no Brasil, a partir da década de 60 do século passado, produziu a marginalização e, conseqüentemente, a homogeneização, sendo estes vistos até hoje como produtos de uma construção histórica e política da sociedade. Profissionais despreparados e desmotivados são alvos de críticas na sociedade quando o assunto é a inclusão de portadores de necessidades especiais na rede pública. Existe a necessidade de cursos preparatórios e seminários sobre o assunto no que se refere à aquisição de informação a respeito deste novo processo.

Palavras-chave : Docente; Educação; Crianças portadoras de deficiência; Adaptação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License