SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número80Amostra de desempenho de estudantes do ensino fundamental em testes de atenção e funções executivasDesempenho de escolares com dificuldades de aprendizagem em um programa de intervenção com a consciência fonológica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicopedagogia

versão impressa ISSN 0103-8486

Resumo

MOUSINHO, Renata et al. Aquisição da linguagem figurada. Rev. psicopedag. [online]. 2009, vol.26, n.80, pp. 200-206. ISSN 0103-8486.

Objetivou-se, nessa pesquisa, determinar a fase da aquisição da linguagem em que se compreendem as diversas formas de linguagem figurada, favorecendo a compreensão de dificuldades que podem surgir neste percurso, envolvendo metonímias, metáforas e estruturas que envolvem humor. Foram utilizados parâmetros baseados na Linguística Cognitiva, inspirada em Estudos Interacionais e na Teoria dos Espaços Mentais, por meio das noções de projeção, mesclagem e mudança de enquadre. Os resultados destacaram uma relação hierárquica desses fenômenos. O domínio da projeção se deu entre 5/6 anos, da mudança de enquadre entre 7/8 anos e da mesclagem entre 8/9 anos.

Palavras-chave : Linguagem; Desenvolvimento da linguagem; Compreensão.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License