SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 issue80Figurative language acquisitonComparison of the Knowledge level of Brazilian Portuguese rules between students from 1st to 5th grades of the fundamental education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Psicopedagogia

Print version ISSN 0103-8486

Abstract

SILVA, Ana Paula de Castro  and  CAPELLINI, Simone Aparecida. Desempenho de escolares com dificuldades de aprendizagem em um programa de intervenção com a consciência fonológica. Rev. psicopedag. [online]. 2009, vol.26, n.80, pp. 207-219. ISSN 0103-8486.

O entendimento da estrutura da língua auxilia no desenvolvimento da alfabetização, e o ensino sistemático e explícito do funcionamento desta estrutura pode contribuir para que os escolares com dificuldades de aprendizagem as superem. Este estudo teve por objetivo verificar a eficácia de um programa de intervenção com a consciência fonológica. Participaram desta pesquisa 14 escolares de 30 ano do ensino básico de escola pública do interior de São Paulo, de ambos os gêneros, na faixa etária de 8 a 10 anos, sendo distribuídos em grupo experimental e controle. Em situação de pré e pós testagem, todos os escolares foram submetidos às provas do teste CONFIAS e realizaram a escrita espontânea de textos. Após a pré-testagem, somente o grupo experimental foi submetido ao programa de remediação fonológica. Os resultados apontaram que, após a intervenção, o grupo experimental apresentou diferença estatisticamente significante para as tarefas referentes à consciência de fonemas (segmentação e transposição) e que houve melhora na compreensão do código alfabético, evidenciada pelo aumento do número de palavras escritas. O programa de intervenção com a consciência fonológica favoreceu a percepção fonêmica e o entendimento do princípio alfabético de escrita do português.

Keywords : Transtornos de aprendizagem; Aprendizagem; Transtornos da linguagem.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License