SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número80Comparação do nível de conhecimento das regras de correspondências grafofonêmicas entre escolares do 1º ao 5º ano do ensino fundamentalDislexia: atitudes de inclusão índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicopedagogia

versão impressa ISSN 0103-8486

Resumo

PINHEIRO, Fábio Henrique  e  CAPELLINI, Simone Aparecida. Desenvolvimento das habilidades auditivas de escolares com distúrbio de aprendizagem, antes e após treinamento auditivo, e suas implicações educacionais. Rev. psicopedag. [online]. 2009, vol.26, n.80, pp. 231-241. ISSN 0103-8486.

Este trabalho tem por objetivo caracterizar e comparar o desempenho de escolares com e sem distúrbio de aprendizagem em testes de processamento auditivo, após a aplicação do programa treinamento auditivo, e discutir suas implicações no âmbito educacional. Foram selecionados 40 escolares, divididos em dois grupos: GI, subdividido em: GIe (10 escolares com distúrbio de aprendizagem submetidos ao programa de treinamento auditivo), GIc (10 escolares com distúrbio de aprendizagem não submetidos ao programa de treinamento auditivo) e GII, subdividido em: GIIe (10 escolares sem dificuldades submetidos ao programa de treinamento auditivo) e GIIc (10 escolares sem dificuldades não submetidos ao programa de treinamento auditivo). Os escolares foram submetidos a avaliação audiológica e provas de processamento auditivo em situação de pré e pós-testagem e a aplicação do programa de Treinamento Auditivo Audio Training®. Os resultados evidenciaram que os escolares com distúrbio de aprendizagem apresentaram alterações estatisticamente significantes, caracterizando alteração do processamento auditivo. Os escolares de GI apresentaram desempenho estatisticamente inferior em relação aos escolares de GII. Os grupos GIe e GIIe, submetidos ao programa de treinamento auditivo, apresentaram desempenho estatisticamente superior em situação de pós-testagem. Os achados sugerem que os processos auditivos interferem diretamente na recepção e na decodificação da informação, refletindo em atrasos no desenvolvimento da linguagem e da aprendizagem da leitura e escrita em sala de aula. O trabalho com enfoque nas habilidades alteradas pode auxiliar significantemente o aprendizado do escolar em sala de aula.

Palavras-chave : Percepção auditiva; Transtornos da audição; Aprendizagem.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License