SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número80Dislexia: atitudes de inclusãoDiagnóstico e intervenção psicopedagógica com aldultos: um estudo de caso índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicopedagogia

versão impressa ISSN 0103-8486

Resumo

ZORZI, Jaime Luiz  e  CIASCA, Sylvia Maria. Alterações ortográficas: existem erros específicos para diferentes transtornos de aprendizagem?. Rev. psicopedag. [online]. 2009, vol.26, n.80, pp. 254-264. ISSN 0103-8486.

OBJETIVOS: Analisar a escrita de crianças com problemas diversos de aprendizagem para identificar perfis particulares de erros. MÉTODO: Examinou-se a escrita de 64 sujeitos avaliados por equipe multidisciplinar e diagnosticados como apresentando algum tipo de problema de aprendizagem: Transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade28; Dificuldades de Aprendizagem13; Distúrbio de Aprendizagem7; Dislexia3; Distúrbios Associados5 e Diagnóstico inconclusivo9. As idades variaram entre 8,2 e 13,4 anos, média de 10,6 anos. Foram avaliados sujeitos em nível alfabético, sem rebaixamento intelectual. Os grupos de problemas foram comparados entre si, considerando-se a frequência e distribuição dos erros ortográficos produzidos nas situações de escrita. RESULTADOS: Não foi possível identificar erros de maior prevalência para cada tipo de problema. Existe tendência à formação de blocos de erros, sendo as representações múltiplas, omissões e apoio na oralidade os erros mais frequentes. Os erros por inversão e letras parecidas são os menos presentes. O agrupamento dos erros nas categorias de ortográfico, fonológico ou visuo-espacial evidenciou tendência de predomínio dos erros devido a processos ortográficos. Não há diferença significativa entre os erros de base ortográfica e os de base fonológica, sendo que tal diferença se manifesta em relação aos erros de natureza visuo-espacial. CONCLUSÃO: Não foram identificados erros típicos para cada problema. A presença maior de erros ortográficos e fonológicos indica que estes são os aspectos mais complexos da aprendizagem. Os poucos erros ligados a processos visuais demonstram que os mesmos não são característicos dos problemas analisados.

Palavras-chave : Transtornos de aprendizagem; Dislexia; Redação; Transtorno da falta de atenção com hiperatividade; Educação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License