SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 issue80Diagnosis and psychopedagogical intervention in adults: a case studySleep and learning author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Psicopedagogia

Print version ISSN 0103-8486

Abstract

BRAGA, Ana Lucia de Abreu. Psicopedagogia e constelação familiar sistêmica: um estudo de caso. Rev. psicopedag. [online]. 2009, vol.26, n.80, pp. 274-285. ISSN 0103-8486.

Este artigo pretende apresentar o caso de uma criança de nove anos, com queixas de dificuldades de aprendizagem. A criança mostrou na avaliação um desempenho defasado daquele esperado para sua faixa etária e para o ano escolar cursado por ela. Apresentou grandes dificuldades em escrita, leitura e matemática; apesar de sua inteligência, não conseguia corresponder ao que a escola exigia dela. Por cinco meses ficou em terapia psicopedagógica, sem melhoras significativas. Após este tempo, tanto com a intervenção "jogo da percepção" ou "jogo da família", como com a constelação familiar sistêmica, a criança passou a aprender os conteúdos escolares, mostrando progressos significativos até o final do ano escolar. A constelação familiar sistêmica, de orientação fenomenológica, é vista aqui como intervenção determinante do progresso evolutivo da criança. Esta abordagem parte do princípio de que as leis sistêmicas, quando desrespeitadas, trazem desequilíbrios, que criam emaranhamentos e sofrimentos para os familiares. Muitas dificuldades de aprendizagem podem ser vistas como emaranhamento sistêmico. Este artigo tem o objetivo de apresentar este novo trabalho, constelação familiar sistêmica, como abordagem de terapia familiar breve e possível parceira da psicopedagogia.

Keywords : Relações familiares; Família; Aprendizagem; Transtornos da aprendizagem.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License