SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 issue80Psychopedagogy & systemic familiar constellation: a study of one caseResiliency author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Psicopedagogia

Print version ISSN 0103-8486

Abstract

VALLE, Luiza Elena Leite Ribeiro do; VALLE, Eduardo L. Ribeiro do  and  REIMAO, Rubens. Sono e aprendizagem. Rev. psicopedag. [online]. 2009, vol.26, n.80, pp. 286-290. ISSN 0103-8486.

É grande a importância do sono na vida diária, especialmente pensando no desenvolvimento físico e psicológico da criança, e suas influências sobre o comportamento infantil e o aprendizado. OBJETIVO: A identificação dos distúrbios do sono em crianças. MÉTODO: O questionário do sono de Reimão e Lefèvre (QRL) aborda diversos distúrbios do sono na infância, com questões respondidas pelos pais. Foi tomada uma amostra de 258 escolares, na faixa etária de 6 a 9 anos, em cinco escolas de ensino fundamental na cidade de Poços de Caldas, em Minas Gerais. RESULTADOS: Entre os resultados, verificou-se que apenas 13(5%) pais admitiam a influência do sono na aprendizagem. DISCUSSÃO: A literatura relata as relações do sono com a aprendizagem, atenção e memória, porém poucos trabalhos avaliam o grau de informação dos pais quanto às conseqüências dos distúrbios do sono para a aprendizagem. CONCLUSÃO: A utilização do QRL para pesquisas sobre o sono pode facilitar o diagnóstico e possibilitar tratamentos eficazes, especialmente quando a grande maioria dos pais e pessoal envolvido na escola, ainda desconhece a relação entre problemas no sono e transtornos na aprendizagem.

Keywords : Sono; Transtornos do sono; Aprendizagem.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License