SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número80ResilienciaIntervenção psicopedagógica nas empresas: a relevância da construção de métodos profiláticos e assertivos que visem à erradicação do fenômeno assédio moral índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicopedagogia

versão impressa ISSN 0103-8486

Resumo

SORDI, Regina Orgler. Modalidade de aprendizagem: uma contribuição para a ampliação do conceito. Rev. psicopedag. [online]. 2009, vol.26, n.80, pp. 303-312. ISSN 0103-8486.

O conceito de modalidades de aprendizagem é uma das pedras angulares da teoria psicopedagógica clínica por permitir descrever e compreender a forma pessoal com que cada sujeito acerca-se e relaciona-se ao objeto de conhecimento. Este artigo pretende, à luz das contribuições seminais de Sara Paín e Alicia Fernández, bem como, contribuições de autores da filosofia e psicanálise que têm se dedicado ao estudo do pensamento em sua potência estética, ampliar o conceito de modalidades de aprendizagem. Introduz o conceito de recepção, relacionado à dimensão estética do pensamento, o qual, associado aos mecanismos assimilativo e acomodativo, formam uma tríade capaz de incluir, para além dos aspectos recognitivos da aprendizagem, sua dimensão inventiva e problematizadora.

Palavras-chave : Aprendizagem; Modalidades de aprendizagem; Mecanismos assimilativo [acomodativo].

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License