SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número80Modalidade de aprendizagem: uma contribuição para a ampliação do conceitoPsicopedagogia em grupo, no grupo e com o grupo: para além da patologização índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicopedagogia

versão impressa ISSN 0103-8486

Resumo

CARVALHO, Márcia Oliveira de. Intervenção psicopedagógica nas empresas: a relevância da construção de métodos profiláticos e assertivos que visem à erradicação do fenômeno assédio moral. Rev. psicopedag. [online]. 2009, vol.26, n.80, pp. 313-324. ISSN 0103-8486.

O presente artigo científico situa a Psicopedagogia Institucional como disciplina capaz de atuar no redimensionamento psicológico dos espaços corporativos vitimados pelo fenômeno do assédio moral. Apresenta, em seu argumento, os desafios enfrentados pelos setores de recursos humanos, em função da complexidade do objeto, e defende a criação de políticas afirmativas que utilizem, prioritariamente, metodologias comprometidas com a dinâmica do "ensino/aprendizagem". Destina-se, enfim, a fomentar a construção de instrumentos de intervenção educativos, visando minorar os danos no ambiente das relações entre empregados e empregadores.

Palavras-chave : Relações trabalhistas; Relações interprofessionais; Má conduta profissional; Hostilidade; Educação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License