SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número81Dislexia, cognição e aprendizagem: uma abordagem neuropsicológica das dificuldades de aprendizagem da leituraProtocolo de identificação precoce dos problemas de leitura: estudo preliminar com escolares de 1º ano escolar índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicopedagogia

versão impressa ISSN 0103-8486

Resumo

ANGELINI, Rossana Aparecida Vieira Maia. Pedagogia da autoria: a construção do processo de autoria na formação de pedagogos. Rev. psicopedag. [online]. 2009, vol.26, n.81, pp. 357-366. ISSN 0103-8486.

O objetivo desse trabalho é apresentar a importância do processo de autoria no curso de Pedagogia, por meio da criação de livros infanto-juvenis. Olhamos para o futuro professor como um sujeito ativo-interativo na construção do conhecimento. Vemos no processo da criação a possibilidade de despertar a necessidade de o futuro professor sair do lugar comum, para um fazer pedagógico reflexivo. Compreendemos, também, que, por meio da criatividade e da autoria, a construção dos processos de leitura e de escrita possa ser trabalhada de forma prazerosa e significativa junto ao aluno. Propomos uma pedagogia da autoria, no sentido de trabalhar a formação docente, de forma crítica e criativa, a fim de que os futuros docentes possam desenvolver a autonomia de pensamento e a autoria de seus futuros alunos.

Palavras-chave : Pedagogia; Psicopedagogia; Autoria e criatividade; Comunicação e expressão.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License