SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 issue81Early identification of reading problems: preliminary study with students of 1Inventory of plays and games of children in different districts of the State of Espirito Santo author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Psicopedagogia

Print version ISSN 0103-8486

Abstract

SENO, Marília Piazzi. A inclusão do aluno com perda auditiva na rede municipal de ensino da cidade de Marília. Rev. psicopedag. [online]. 2009, vol.26, n.81, pp. 376-387. ISSN 0103-8486.

INTRODUÇÃO: Atualmente a inclusão é um assunto bastante debatido e controverso. Ao mesmo tempo em que é imposta pelo sistema educacional, este não oferece a mínima estrutura para que esse processo seja realmente efetivo. Vivenciando esse desencontro estão os educadores e os alunos com necessidades educacionais especiais. Estes sendo atendidos improvisadamente e aqueles precisando buscar por si só resoluções para as dificuldades encontradas durante o percurso. MÉTODO: O objetivo deste trabalho foi pesquisar o conhecimento de 34 professores da Rede Municipal de Ensino do Município de Marília que lecionam para alunos com perda auditiva, por meio da aplicação de questionário que pesquisou dados como os sentimentos do docente ao receber a notícia que terá um aluno deficiente auditivo / surdo incluído, informações prévias que retêm sobre a deficiência, o desenvolvimento individual da criança, os recursos tecnológicos disponíveis, o domínio da Língua Brasileira de Sinais e a importância de obter informações sobre as questões específicas inerentes à perda de audição. RESULTADOS: Após a análise dos dados foi possível comprovarmos a necessidade e a importância do apoio especializado para a atuação do professor, que na maioria das vezes desconhece informações básicas que podem ser consideradas fundamentais para o bom desenvolvimento do aluno.

Keywords : Perda auditiva; Surdez; Educação especial; Educação.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License