SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número81A escola contemporânea diante do fracasso escolarAspectos psiquiátricos da criança escolar índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicopedagogia

versão impressa ISSN 0103-8486

Resumo

GRUDZINSKI, Morgana Martins. O laço social e a aprendizagem: algumas breves considerações. Rev. psicopedag. [online]. 2009, vol.26, n.81, pp. 435-440. ISSN 0103-8486.

Este artigo visa algumas proposições acerca da Psicanálise e da Educação, a luz de conceitos como laço social e laço parental e o papel do Outro de Lacan, que constituem a base da subjetivação do indivíduo. A estrutura social da escola promove o conhecimento, mas a família é a responsável pela consolidação dos laços que possibilitam à criança se tornar desejante do saber e do conhecimento. As funções materna e paterna, ligadas à importância do Outro na constituição do sujeito, mostram àqueles educadores interessados na fundamentação psicanalítica um estudo de caso em que sujeito e desejo estão em embaraço, causando o não aprender nas séries iniciais da alfabetização.

Palavras-chave : Aprendizagem; Relações familiares; Relações interpessoais; Meio social; Psicologia social.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License