SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número82Desenvolvimento sociomoral no contexto escolar: uma experiência com crianças do ciclo I - Ensino FundamentalInterrelação entre processamento fonológico e compreensão leitora do 2° ao 4° ano do ensino fundamental: um estudo longitudinal índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicopedagogia

versão impressa ISSN 0103-8486

Resumo

CARVALHO, Maria Imaculada Merlin de et al. Aspectos da avaliação neurológica em escolares disléxicos. Rev. psicopedag. [online]. 2010, vol.27, n.82, pp. 15-26. ISSN 0103-8486.

OBJETIVO: O objetivo desse estudo foi propor semiologia neurológica detalhada em escolares portadores de dislexia do desenvolvimento, comparados ao grupo sem dificuldade escolar. MÉTODO: O Grupo Disléxico foi constituído por 12 escolares, sendo apenas 1 do sexo feminino. Foram excluídos os alunos com dificuldade escolar, retardo mental, deficiência visual e auditiva. Pareados por sexo e idade com o Grupo Controle, recrutados em classes regulares, com leitura adequada para a série escolar. Utilizados Exame Neurológico Tradicional, Exame Neurológico Evolutivo e Quick Neurological Screening Test II (QNST II). RESULTADOS: A pontuação total do QNST II identificou corretamente o Grupo Disléxico, com média de pontuação total significativamente maior. Alguns subtestes discriminaram os grupos, com média de pontuação significativamente maior no Grupo Disléxico nos subtestes: habilidade manual, reconhecimento e produção de figuras, reprodução de formas na palma da mão, padrões sonoros, movimentos manuais reversos, rápidos e repetitivos; extensão de braços e pernas; ficar em uma só perna; irregularidades comportamentais.

Palavras-chave : Transtornos de aprendizagem; Manifestações neurológicas; Dislexia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License