SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número82Aspectos da avaliação neurológica em escolares disléxicosConhecimento das regras de correspondência grafo-fonêmicas por escolares de 1ª a 4ª série com e sem dificuldades de aprendizagem índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicopedagogia

versão impressa ISSN 0103-8486

Resumo

MOUSINHO, Renata  e  CORREA, Jane. Interrelação entre processamento fonológico e compreensão leitora do 2° ao 4° ano do ensino fundamental: um estudo longitudinal. Rev. psicopedag. [online]. 2010, vol.27, n.82, pp. 27-35. ISSN 0103-8486.

INTRODUÇÃO: A relação entre as habilidades linguístico cognitivas do processamento fonológico para a compreensão de textos lidos é examinada ao longo do 2°, 3° e 4° anos do ensino fundamental. MÉTODO: Foram entrevistadas individualmente 45 crianças durante 3 anos sequenciais, no início do ano letivo, para a avaliação da compreensão da leitura e cada uma das habilidades fonológicas: consciência fonológica, memória de trabalho e nomeação automatizada. RESULTADOS: Todas as habilidades do processamento fonológico correlacionaram-se significativamente com a compreensão leitora no início do processo de letramento escolar. Nesta fase, a compreensão mostra-se ainda depende do automatismo da leitura, que deve ser precisa, veloz e fluente. CONCLUSÃO: A memória de trabalho fonológica, bem como a consciência silábica, correlacionaram-se com a compreensão em todas as séries estudadas, sugerindo a importância das habilidades de processamento fonológico na dinâmica de integração do texto no ato de leitura.

Palavras-chave : Leitura; Compreensão; Desenvolvimento da linguagem.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License