SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número82Transtorno do desenvolvimento da coordenação: revisão de literatura sobre os instrumentos de avaliaçãoA psicopedagogia e o atendimento pedagógico hospitalar índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicopedagogia

versão impressa ISSN 0103-8486

Resumo

RODRIGUES, Sônia das Dores  e  CIASCA, Sylvia Maria. Aspectos da relação cérebro-cooportamento: histórico e considerações neuropsicológicas. Rev. psicopedag. [online]. 2010, vol.27, n.82, pp. 117-126. ISSN 0103-8486.

Estudar a relação entre o cérebro e o comportamento é o principal objetivo da Neuropsicologia. É por meio dessa área de atuação que se pode entender como diferentes áreas cerebrais atuam em conjunto para produzir comportamentos complexos, tal como é o caso da aprendizagem. Problemas em qualquer área do sistema nervoso central podem gerar disfunções e prejudicar o aprendizado. Depreende-se, então, que o profissional que lida com a criança deve ter conhecimentos básicos sobre a neuropsicologia, de modo a compreender as funções mentais. Nesse sentido, a proposta desse artigo de revisão é abordar os fundamentos básicos da neuropsicologia, partindo dos primórdios do conhecimento cerebral, chegando às questões relativas à localização das funções e finalizando com a teoria de Luria sobre o funcionamento cerebral. Espera-se, ainda, motivar os profissionais a buscar novos conhecimentos sobre esse órgão extremamente complexo, que origina todos os comportamentos tipicamente humanos.

Palavras-chave : Neuropsicologia; Ciências do comportamento; Psicofisiologia; Cérebro [fisiologia].

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License