SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 issue82Relationship between brain and behaviour: historical and neuropsychological considerations author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Psicopedagogia

Print version ISSN 0103-8486

Abstract

LIMA, Michelle Cristina Carioca de  and  NATEL, Maria Cristina. A psicopedagogia e o atendimento pedagógico hospitalar. Rev. psicopedag. [online]. 2010, vol.27, n.82, pp. 127-139. ISSN 0103-8486.

Este artigo se propõe a levantar as contribuições da Psicopedagogia para o Atendimento Pedagógico Hospitalar. Para tanto, foram realizados estudos sobre o processo de hospitalização infantil e a forma de aprendizagem neste contexto, as atribuições e legislações sobre Classe Hospitalar, assim como a Psicopedagogia Institucional como abordagem para atender tal demanda. Foi realizada uma entrevista com uma psicopedagoga que atua em uma Classe Hospitalar, no intuito de compreender a realidade deste tipo de atendimento. O estudo revela que a Psicopedagogia, por meio de uma visão institucional e sistêmica, pode contribuir significativamente com o atendimento pedagógico hospitalar, não somente em casos de possíveis dificuldades de aprendizagem, mas, principalmente, no planejamento das atividades e na formação dos educadores.

Keywords : Atendimento pedagógico hospitalar; Psicopedagogia institucional; Hospitalização infantil.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License