SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 issue83Comparison of performance of students in instruments of attention and executive function author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Psicopedagogia

Print version ISSN 0103-8486

Abstract

MOUSINHO, Renata; RIBEIRO, Claudia Tavares  and  MARTINS, Gláucia M. M.. Parceria saúde-educação na UFRJ: compartilhando experiências. Rev. psicopedag. [online]. 2010, vol.27, n.83, pp. 163-170. ISSN 0103-8486.

OBJETIVO: Verificar os ganhos da parceria educação-saúde na experiência da fonoaudiologia da UFRJ com o CApUFRJ. MÉTODO: Análise quantitativa - participaram da pesquisa crianças que cursaram o 1° ano em 2007, com idade média de 6,4 anos, em três momentos distintos: no início do primeiro ano e no início e no fim do segundo ano letivo. A primeira avaliação serviu para determinar os grupos de alfabetizados e não alfabetizados na entrada da escola. Nas duas avaliações subsequentes, foram investigadas a velocidade, a compreensão, a fluência e a precisão de leitura. Análise qualitativa - impressões sobre o impacto nos alunos, na família e na equipe profissional da escola. RESULTADOS: No início do ano letivo, a discrepância entre os grupos mostrou-se bastante importante em todos os parâmetros avaliados, no fim do segundo ano, essa diferença foi bastante minimizada, tendo mesmo desaparecido em parte das habilidades investigadas; o impacto nas diversas categorias da comunidade escolar foi positivo. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Em curto prazo de tempo, foi possível minimizar diferenças individuais que se impunham de forma gritante no momento do ingresso à instituição. Considerando a multifatoriedade das questões envolvidas no processo ensino-aprendizagem e os desafios postos à educação na atualidade, a parceria educação-saúde que vai sendo construída do CAp com o Setor de Fonoaudiologia da UFRJ é uma importante via de enfrentamento das dificuldades presentes e de produção de conhecimento na área.

Keywords : Educação; Saúde; Aprendizagem; Fonoaudiologia.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License