SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número83Comparação do desempenho de estudantes em instrumentos de atenção e funções executivas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicopedagogia

versão impressa ISSN 0103-8486

Resumo

MOUSINHO, Renata; RIBEIRO, Claudia Tavares  e  MARTINS, Gláucia M. M.. Parceria saúde-educação na UFRJ: compartilhando experiências. Rev. psicopedag. [online]. 2010, vol.27, n.83, pp. 163-170. ISSN 0103-8486.

OBJETIVO: Verificar os ganhos da parceria educação-saúde na experiência da fonoaudiologia da UFRJ com o CApUFRJ. MÉTODO: Análise quantitativa - participaram da pesquisa crianças que cursaram o 1° ano em 2007, com idade média de 6,4 anos, em três momentos distintos: no início do primeiro ano e no início e no fim do segundo ano letivo. A primeira avaliação serviu para determinar os grupos de alfabetizados e não alfabetizados na entrada da escola. Nas duas avaliações subsequentes, foram investigadas a velocidade, a compreensão, a fluência e a precisão de leitura. Análise qualitativa - impressões sobre o impacto nos alunos, na família e na equipe profissional da escola. RESULTADOS: No início do ano letivo, a discrepância entre os grupos mostrou-se bastante importante em todos os parâmetros avaliados, no fim do segundo ano, essa diferença foi bastante minimizada, tendo mesmo desaparecido em parte das habilidades investigadas; o impacto nas diversas categorias da comunidade escolar foi positivo. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Em curto prazo de tempo, foi possível minimizar diferenças individuais que se impunham de forma gritante no momento do ingresso à instituição. Considerando a multifatoriedade das questões envolvidas no processo ensino-aprendizagem e os desafios postos à educação na atualidade, a parceria educação-saúde que vai sendo construída do CAp com o Setor de Fonoaudiologia da UFRJ é uma importante via de enfrentamento das dificuldades presentes e de produção de conhecimento na área.

Palavras-chave : Educação; Saúde; Aprendizagem; Fonoaudiologia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License