SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 issue83Health-education partnership at UFRJ: sharing experiencesPerformance in mathematics of primary school children using the Test of Mathematics Ability: preliminary study author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Psicopedagogia

Print version ISSN 0103-8486

Abstract

SIMAO, Adriana Nobre de Paula; LIMA, Ricardo Franco de; NATALIN, Juliane Cristhine  and  CIASCA, Sylvia Maria. Comparação do desempenho de estudantes em instrumentos de atenção e funções executivas. Rev. psicopedag. [online]. 2010, vol.27, n.83, pp. 171-180. ISSN 0103-8486.

O objetivo da presente pesquisa foi comparar o desempenho de crianças, de ambos os gêneros, de faixa etária entre 7-12 anos, com e sem queixas de dificuldades de atenção e aprendizagem em instrumentos que avaliam a atenção e aspectos das funções executivas. Foram usados os seguintes instrumentos: Stroop Color Word Test, Trail Making Test A/B, Testes de Cancelamento e Torre de Londres. Os resultados foram organizados em função dos gêneros, distribuição de frequência das queixas e caracterização do desempenho. Foram obtidas diferenças significativas entre os grupos nos escores dos Testes. O grupo com queixas apresentou escores de tempo e erros aumentados em relação ao grupo sem queixas. No caso do escore da TOL, o grupo sem queixas apresentou escore maior.

Keywords : Testes neuropsicológicos; Atenção; Transtornos de aprendizagem.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License