SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número83Avaliação do desempenho em matemática de crianças do 5º ano do ensino fundamental: estudo preliminar por meio DO Teste de habilidade matemática (THM)Habilidades de leitura e escrita de crianças na recuperação do ciclo I: divergências entre avaliação de professores e resultados em testes padronizados índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Psicopedagogia

versión impresa ISSN 0103-8486

Resumen

REFUNDINI, Daniele de Campos; MARTINS, Maíra Anelli  y  CAPELLINI, Simone Aparecida. Treinamento da correspondência grafema-fonema em escolares de risco para a dislexia. Rev. psicopedag. [online]. 2010, vol.27, n.83, pp. 191-201. ISSN 0103-8486.

OBJETIVO: Verificar a eficácia do programa da correspondência grafema-fonema em escolares de risco para dislexia da 1ª série. MÉTODO: Participaram deste estudo 60 escolares de ensino público municipal, na faixa etária de 6 a 7 anos de idade. Neste estudo foi realizada a adaptação brasileira da pesquisa sobre treinamento da correspondência grafema-fonema, composta de pré-testagem, intervenção e pós-testagem. Em situação de pré e pós-testagem, todos os escolares foram submetidos à aplicação do teste para a identificação precoce dos problemas de leitura, aqueles que apresentaram desempenho inferior a 51% das provas do teste foram divididos em Grupo I (GI): composto por 18 escolares submetidos ao programa de treinamento; e em Grupo II (GII): composto por 42 escolares não submetidos ao programa de treinamento. RESULTADOS: Os resultados deste estudo revelaram diferenças estatisticamente significantes, evidenciando que dos 18 escolares submetidos ao programa, 17 apresentaram melhor desempenho em situação de pós-testagem em relação à pré-testagem. CONCLUSÃO: A realização deste programa foi eficaz para a identificação dos escolares com sinais da dislexia, evidenciando que quando é fornecida a instrução formal do princípio alfabético da Língua Portuguesa, os escolares que não apresentam o quadro de dislexia deixam de apresentar suas manifestações.

Palabras clave : Dislexia; Avaliação; Estudos de intervenção; Leitura.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License