SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 issue83Grapheme-phoneme correspondence training in students at risk for dyslexiaAuditory processing: study in children with specific reading and writing deficits author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Psicopedagogia

Print version ISSN 0103-8486

Abstract

TEIXEIRA, Maria Cristina Triguero Veloz et al. Habilidades de leitura e escrita de crianças na recuperação do ciclo I: divergências entre avaliação de professores e resultados em testes padronizados. Rev. psicopedag. [online]. 2010, vol.27, n.83, pp. 202-213. ISSN 0103-8486.

No Brasil, as Classes de Recuperação de Ciclos são destinadas a desenvolver habilidades deficitárias dos alunos. Esse estudo verificou os possíveis ganhos em leitura e escrita de 23 crianças inseridas na Recuperação do Ciclo I do Ensino Fundamental de uma escola pública de São Paulo. Os alunos foram avaliados no final do 2º e do 4º semestre. O professor fez a avaliação tradicional e os pesquisadores usaram os seguintes testes: Competência de Leitura de Palavras, Compreensão de Sentenças Escritas e Nomeação de Figuras por Escrita. Foram observados ganhos significativos apenas na avaliação feita pelos professores. Análises não revelaram aumento entre as duas avaliações com uso dos testes. Os principais resultados sugerem a utilização da rota fonológica para leitura e escrita, sem a utilização da rota lexical. Todos os participantes tiveram promoção automática para a 5ª série do ensino fundamental, mesmo não apresentando nível mínimo de leitura.

Keywords : Leitura; Redação; Avaliação de desempenho.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License