SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 issue83Psychomotor evaluation with students of 1st gradeBuilding and building yourself: an experience of the ABPp-ES Social Clinic author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Psicopedagogia

Print version ISSN 0103-8486

Abstract

PEDRO-SILVA, Nelson  and  SIMILI, Manoela de Fátima Cabral. Jogos regrados e educação: concepções de docentes do ensino fundamental. Rev. psicopedag. [online]. 2010, vol.27, n.83, pp. 236-249. ISSN 0103-8486.

Os jogos regrados têm sido alvo de pesquisas, principalmente no tocante a sua influência no processo de ensino-aprendizagem. Em razão disso, realizamos pesquisa cujo objetivo, dentre outros, foi analisar a concepção docente sobre as contribuições do emprego dos jogos no processo educativo e no desenvolvimento psicológico. Para tanto, empregamos a teoria piagetiana acerca das relações entre a psicologia genética, os processos de ensino-aprendizagem e os jogos regrados. Os sujeitos foram docentes, escolhidos aleatoriamente, que lecionavam no Ensino Fundamental, de escolas municipais do interior de São Paulo. Para a coleta, utilizamos questionário e entrevista semi-estruturada. Quanto aos resultados, a) os professores mencionam os jogos regra dos como importante instrumento facilitador do processo de ensino-aprendizagem; b) não os relacionam ao desenvolvimento psicológico; e c) apesar de os considerarem positivos, a maioria deles não os emprega em aula, embora estudos demonstrem o seu valor para a concretização do processo educativo e do desenvolvimento psicológico.

Keywords : Educação; Jogos e Brinquedos; Docentes; Psicologia educacional.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License