SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número83Jogos regrados e educação: concepções de docentes do ensino fundamentalPráticas pedagógicas e inovação na instituição de ensino: uma abordagem psicopedagógica com foco na aprendizagem índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicopedagogia

versão impressa ISSN 0103-8486

Resumo

MONTENEGRO, Cheila Araujo Mussi et al. Construindo e construindo-se: uma experiência da Clínica Social da ABPp-ES. Rev. psicopedag. [online]. 2010, vol.27, n.83, pp. 250-261. ISSN 0103-8486.

O trabalho que pretendemos compartilhar foi fruto de uma experiência construída em grupo e constitui um grande exercício de autoria. Configura-se no atendimento psicopedagógico de grupos de crianças/adolescentes de Ensino Fundamental, de uma escola municipal, na cidade de Vitória, ES, realizado por cinco duplas de psicopedagogas, da ABPp-ES. O Projeto promoveu o crescimento de todas as pessoas envolvidas, tanto das psicopedagogas que participaram do planejamento e implementação, como das crianças/adolescentes que participaram dos atendimentos. O trabalho, operacionalizado no fazer psicopedagógico e no trabalho cooperativo, se estruturou na confiança no potencial dos parceiros de equipe. Os valores intrínsecos e ideais nele contidos foram experimentados e vividos em grupo. Os bons resultados obtidos foram uma consequência do envolvimento ativo e respeitoso das pessoas que atuaram na sua construção/execução.

Palavras-chave : Aprendizagem; Transtornos de aprendizagem; Psicoterapia de grupo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License