SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número83Construindo e construindo-se: uma experiência da Clínica Social da ABPp-ESDiscurso paterno: sinais indicativos de disfunções relacionais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicopedagogia

versão impressa ISSN 0103-8486

Resumo

CANDIDO, Francisca Francineide. Práticas pedagógicas e inovação na instituição de ensino: uma abordagem psicopedagógica com foco na aprendizagem. Rev. psicopedag. [online]. 2010, vol.27, n.83, pp. 262-272. ISSN 0103-8486.

Este artigo, fruto de um trabalho de supervisão, tem o propósito de estudar as práticas educativas desenvolvidas no Lar da Criança Domingos Sávio, em Fortaleza/Ceará, a partir de uma sondagem qualitativa junto às professoras e suas auxiliares, considerando, de um lado, os desafios por elas enfrentados no dia a dia em sala de aula e, de outro, a necessidade de valorizar, nas suas práxis, as concepções teóricas interacionistas e construtivistas de Piaget, Vygotsky, Wallon e outros, cujas abordagens, na perspectiva psicopedagógica, sugerem inovações das práticas pedagógicas, de modo que favoreçam a aprendizagem significativa dos alunos.

Palavras-chave : Aprendizagem; Ensino; Inovação; Ensino de recuperação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License