SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número83Práticas pedagógicas e inovação na instituição de ensino: uma abordagem psicopedagógica com foco na aprendizagemO jogo como recurso de aprendizagem índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Psicopedagogia

versión impresa ISSN 0103-8486

Resumen

PERAZZOLO, Olga Araújo; PEREIRA, Siloe  y  SANTOS, Marcia M. Capellano dos. Discurso paterno: sinais indicativos de disfunções relacionais. Rev. psicopedag. [online]. 2010, vol.27, n.83, pp. 273-281. ISSN 0103-8486.

O trabalho apresenta considerações teóricas sobre elementos encontrados no discurso de pais de crianças do sexo masculino com problemas de aprendizagem e de comportamento. As reflexões são embasadas em contributivos teóricos da psicanálise, e na associação do fenômeno com referentes da organização da sociedade contemporânea, particularmente no que tange ao tripé de sustentação social (família, escola, instituições propagadoras de valores), e aos instrumentos que conectam os três eixos (leis/normas). Os elementos dos discursos se referem às ideações circulares que tendem a recolocar o pai no lugar central das narrativas; à tendência de designar o locutor como vítima principal do problema apresentado pela criança; à argumentação sobre práticas educativas adotadas por meio da lógica da submissão; à ausência de imagens de futuro do filho. A expectativa, após conclusão do estudo, é a de que a atenção aos aspectos referidos poderá, por meio de uma abordagem precoce, orientar estratégias que potencializem o êxito de intervenções terapêuticas.

Palabras clave : Transtornos de aprendizagem; Narcisismo; Organização social; Relações pai-filho.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License