SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número83Discurso paterno: sinais indicativos de disfunções relacionaisPontos de encontro entre os sistemas notacionais alfabético e numérico índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicopedagogia

versão impressa ISSN 0103-8486

Resumo

ALVES, Luciana  e  BIANCHIN, Maysa Alahmar. O jogo como recurso de aprendizagem. Rev. psicopedag. [online]. 2010, vol.27, n.83, pp. 282-287. ISSN 0103-8486.

Diante do fato de que os jogos são frequentemente ignorados por educadores e instituições escolares em geral, almeja-se pontuar a importância do aspecto lúdico para o desenvolvimento cognitivo e emocional da criança. Dentro desse contexto, trata-se de demonstrar que usando atividades lúdicas desenvolvemos várias capacidades, exploramos e refletimos sobre a realidade, a cultura na qual vivemos, incorporamos e, ao mesmo tempo, questionamos regras e papeis sociais. O presente artigo tem como objetivo evidenciar o papel do jogo como recurso facilitador na aprendizagem, reconhecendo-o como um instrumento pedagógico importante no desenvolvimento intelectual e social do educando. Conclui-se que são apresentadas as principais ideias dos diferentes papeis que o jogo exerce no trabalho pedagógico com o intuito de estimular no profissional docente a reflexão sobre a utilização do lúdico na aprendizagem.

Palavras-chave : Jogos e brinquedos; Aprendizagem; Desenvolvimento infantil; Docentes.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License