SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número83O jogo como recurso de aprendizagemSenso numérico e dificuldades de aprendizagem na matemática índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Psicopedagogia

versión impresa ISSN 0103-8486

Resumen

TIGGEMANN, Iara Suzana. Pontos de encontro entre os sistemas notacionais alfabético e numérico. Rev. psicopedag. [online]. 2010, vol.27, n.83, pp. 288-297. ISSN 0103-8486.

O presente texto parte do pressuposto que na construção dos sistemas notacionais alfabético e numérico, vistos tradicionalmente como distintos, alguns entendimentos comuns se fazem presentes nas primeiras conceitualizações da criança. Assim, esta pesquisa bibliográfica, apoiada na epistemologia genética, traz inicialmente características básicas entre os modos de estruturação dos sistemas alfabético e numérico, avançando para a indicação de pontos de encontro entre a psicogênse desses dois sistemas simbólicos. Dessa forma, o estudo aponta para uma metodologia interdisciplinar nos anos iniciais da escolarização, considerando que a criança pequena utiliza procedimentos que se integram a uma estrutura cognitiva mais ou menos comum.

Palabras clave : Educação; Desenvolvimento infantil; Processo mental.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License