SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número83Pontos de encontro entre os sistemas notacionais alfabético e numéricoProblemas emocionais em um adulto com dislexia: um estudo de caso índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicopedagogia

versão impressa ISSN 0103-8486

Resumo

CORSO, Luciana Vellinho  e  DORNELES, Beatriz Vargas. Senso numérico e dificuldades de aprendizagem na matemática. Rev. psicopedag. [online]. 2010, vol.27, n.83, pp. 298-309. ISSN 0103-8486.

O artigo aborda o senso numérico, conceito-chave para a compreensão das dificuldades de aprendizagem na matemática. A partir de uma revisão da literatura internacional e nacional, destacam-se os principais tópicos em torno do tema: conceituação, origem, intervenção e avaliação do senso numérico. O artigo apresenta o Teste de Conhecimento Numérico, desenvolvido por Okamoto e Case (1996), aceito pela literatura atual como um bom instrumento para avaliar senso numérico. Por fim, são apontadas as implicações do estudo deste conceito para a prevenção de dificuldades de aprendizagem e para a pesquisa nesta área.

Palavras-chave : Matemática; Transtornos de aprendizagem; Conceitos matemáticos.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License