SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 issue84Attention-deficit hyperactivity disorder (ADHD): what teachers know?The experience of teacher about the process of inclusion: a study of perspective of Historical-Cultural Psychology author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Psicopedagogia

Print version ISSN 0103-8486

Abstract

MACHADO, Andréa Carla  and  ALMEIDA, Maria Amélia. Parceria no contexto escolar: uma experiência de ensino colaborativo para educação inclusiva. Rev. psicopedag. [online]. 2010, vol.27, n.84, pp. 344-351. ISSN 0103-8486.

OBJETIVO: Avaliar os efeitos de uma prática de leitura pautada no ensino colaborativo em alunos de uma sala regular. MÉTODO: Participaram do estudo 22 alunos do 4º ano do ensino regular, dos quais um deles apresentava necessidades educacionais especiais. Por meio da abordagem descritiva observacional, os resultados obtidos neste estudo foram coletados durante o processo na sala de aula. RESULTADOS: Verificou-se que a estratégia escolhida para a intervenção da professora - roda da leitura - foi relevante, por possibilitar exposições linguísticas e o desenvolvimento da esfera cognitiva, tanto do aluno com necessidade especial, bem como para todos os demais alunos.

Keywords : Ensino; Inclusão escolar; Pessoas com deficiência.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License