SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número84Transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH): o que os educadores sabem?A vivência de professores sobre o processo de inclusão: um estudo da perspectiva da Psicologia Histórico-Cultural índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicopedagogia

versão impressa ISSN 0103-8486

Resumo

MACHADO, Andréa Carla  e  ALMEIDA, Maria Amélia. Parceria no contexto escolar: uma experiência de ensino colaborativo para educação inclusiva. Rev. psicopedag. [online]. 2010, vol.27, n.84, pp. 344-351. ISSN 0103-8486.

OBJETIVO: Avaliar os efeitos de uma prática de leitura pautada no ensino colaborativo em alunos de uma sala regular. MÉTODO: Participaram do estudo 22 alunos do 4º ano do ensino regular, dos quais um deles apresentava necessidades educacionais especiais. Por meio da abordagem descritiva observacional, os resultados obtidos neste estudo foram coletados durante o processo na sala de aula. RESULTADOS: Verificou-se que a estratégia escolhida para a intervenção da professora - roda da leitura - foi relevante, por possibilitar exposições linguísticas e o desenvolvimento da esfera cognitiva, tanto do aluno com necessidade especial, bem como para todos os demais alunos.

Palavras-chave : Ensino; Inclusão escolar; Pessoas com deficiência.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License