SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número84Psicopedagogia no cotidiano escolar: impasses e descobertas com o ensino de nove anosMind map como instrumento psicopedagógico de mediação para o desenvolvimento das funções psicológicas superiores índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicopedagogia

versão impressa ISSN 0103-8486

Resumo

MOUSINHO, Renata. O falante inocente: linguagem pragmática e habilidades sociais no autismo de alto desempenho. Rev. psicopedag. [online]. 2010, vol.27, n.84, pp. 385-394. ISSN 0103-8486.

INTRODUÇÃO: Existe uma relação estreita entre as habilidades sociais e a linguagem pragmática. OBJETIVO: Tendo em vista que a "inocência" apresentada por indivíduos com Autismo de Alto Desempenho (AAD), que apresenta correlação direta com prejuízos nas habilidades sociais, este artigo tem como objetivo definir quais aspectos da linguagem contribuem para isso. MÉTODO: Para tal, lança mão da Teoria Cognitiva da linguagem, uma vez que preconiza uma ponte entre aspectos linguísticos, cognitivos e sociais. O paralelo entre o Falante Inocente de Fillmore (1979) e dados de pesquisas anteriores (Mousinho, 2003; 2010) e testemunhos extraídos de autobiografias de indivíduos com AAD (Grandin & Scariano, 1986; Williams, 1992) foi a articulação escolhida para o objetivo traçado.

Palavras-chave : Transtorno autístico; Linguagem; Comportamento social.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License