SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número84O falante inocente: linguagem pragmática e habilidades sociais no autismo de alto desempenhoFormação de professores e inclusão escolar de pessoas com deficiência: análise de resumos de artigos na base SciELO índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicopedagogia

versão impressa ISSN 0103-8486

Resumo

MATOS, Lucy Duró. Mind map como instrumento psicopedagógico de mediação para o desenvolvimento das funções psicológicas superiores. Rev. psicopedag. [online]. 2010, vol.27, n.84, pp. 395-404. ISSN 0103-8486.

INTRODUÇÃO: A sociedade contemporânea passa por um momento sem precedentes na história da humanidade, principalmente, no que tange a produção de conhecimento, que se traduz numa dinâmica de múltiplas relações. Contudo, a educação, mais precisamente o processo ensino-aprendizagem quase não avançou. Dentre outros problemas, o abuso da medicalização e a falta de recursos didático-pedagógicos têm sido freqüentes no meio educacional. Diante desse cenário é necessário investigar novas possibilidades de intervenção à prática didático-pedagógica tendo como objetivo instrumentalizar os educadores com recursos capazes de dar suporte à formação integral do indivíduo, garantindo o desenvolvimento de sua autonomia. OBJETIVO: O objetivo do presente estudo foi investigar o "Mind Map" como atividade de mediação para auxiliar a prática psicopedagógica. Método: A metodologia adotada foi uma pesquisa descritiva com revisão bibliográfica baseada em autores que escreveram sobre a temática explorada. RESULTADOS: Os resultados obtidos mostraram que o Mind Map pode ser usado como atividade mediadora voltada a desenvolver as funções psicológicas superiores já que possibilita ao indivíduo focar a sua atenção; organizar conceitos por categoria; desenvolver o raciocínio indutivo e dedutivo; desenvolver a memória voluntária; relacionar conceitos; ampliar a percepção e a capacidade de reflexão. CONCLUSÃO: Os resultados mostraram a eficiência da estratégia pesquisada no desenvolvimento das funções psicológicas superiores.

Palavras-chave : Atenção; Memória; Criatividade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License