SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número85Desenvolvimento de ferramentas pedagógicas para identificação de escolares de risco para a dislexia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicopedagogia

versão impressa ISSN 0103-8486

Resumo

FADINI, Cintia Cristina  e  CAPELLINI, Simone Aparecida. Treinamento de habilidades fonológicas em escolares de risco para dislexia. Rev. psicopedag. [online]. 2011, vol.28, n.85, pp. 3-13. ISSN 0103-8486.

OBJETIVO: O presente estudo teve por objetivo verificar a eficácia do treinamento de habilidades fonológicas em escolares de risco para dislexia. MÉTODO: Participaram do estudo 60 escolares de escola pública municipal, de 1ª série, de ambos os gêneros, na faixa etária de 6 a 7 anos idade. Neste estudo, foi realizada a adaptação brasileira da pesquisa sobre treinamento de habilidades fonológicas composta de pré-testagem, intervenção e pós-testagem. Em situação de pré e pós-testagem, os escolares foram submetidos ao teste para a identificação precoce dos problemas de leitura e aqueles que apresentaram desempenho inferior a 51% das provas do teste foram divididos em GI: 19 escolares submetidos ao treinamento de habilidades fonológicas; e em GII: 41 escolares não submetidos ao treinamento de habilidades fonológicas. RESULTADOS: Os resultados revelaram diferenças estatisticamente significantes, evidenciando que dos 19 escolares submetidos ao treinamento de habilidades fonológicas, 16 apresentaram melhor desempenho em situação de pós-testagem. Apenas 3 escolares não responderam à intervenção proposta, sendo submetidos à avaliação interdisciplinar. CONCLUSÃO: A melhora das habilidades fonológicas e de leitura em situação de pós-testagem em relação à pré-testagem comprova a eficácia do treinamento de habilidades fonológicas em escolares de risco para dislexia.

Palavras-chave : Dislexia; Transtornos da Linguagem; Transtornos do Desenvolvimento da Linguagem; Leitura.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License