SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número85Desenvolvimento de ferramentas pedagógicas para identificação de escolares de risco para a dislexiaBonecas, diversidade e inclusão: brincando com as diferenças índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicopedagogia

versão impressa ISSN 0103-8486

Resumo

SANTOS, Joelma Cristina  e  MELO, Maria de Fátima Aranha de Queiroz e. Pesquisando metodologias de (re)construção de aprendizagens a partir da interação com o computador. Rev. psicopedag. [online]. 2011, vol.28, n.85, pp. 29-40. ISSN 0103-8486.

Este artigo relata um processo de Iniciação Cientifica, cujo objetivo foi investigar metodologias para (re)construção de aprendizagens a partir da interação com o computador. Inicialmente, para a composição de um catálogo de jogos eletrônicos, foram feitas buscas na Internet, coletando softwares capazes de deflagrar diferentes aprendizagens, sendo classificados de acordo com a temática abordada e quanto ao nível de dificuldade apresentada. Além deste instrumento, algumas atividades, tradicionalmente usadas na clínica, foram traduzidas para serem realizadas com o auxílio do computador e da Internet. Na segunda parte do trabalho, foram realizados dois atendimentos clínicos pautados no modelo da Epistemologia Convergente com crianças inscritas no Serviço de Psicologia Aplicada da Universidade Federal de São João Del-Rei. A partir dos resultados apresentados, discutimos como o uso de jogos eletrônicos e de outras atividades mediadas pelo computador pode se constituir numa ferramenta possível para promover uma aproximação mais interessada e menos apreensiva dos pontos de dificuldade que a escola não consegue resolver pelos métodos mais tradicionais utilizados em sala de aula.

Palavras-chave : transtornos de aprendizagem; aprendizagem; interface usuário-computador.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License