SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número85Pesquisando metodologias de (re)construção de aprendizagens a partir da interação com o computadorRedes sociais e relacionamentos de amizade ao longo do ciclo vital índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicopedagogia

versão impressa ISSN 0103-8486

Resumo

CRUZ, Michelle Brugnera. Bonecas, diversidade e inclusão: brincando com as diferenças. Rev. psicopedag. [online]. 2011, vol.28, n.85, pp. 41-52. ISSN 0103-8486.

O presente relato de experiência procura problematizar as bonecas, que historicamente fazem parte das brincadeiras infantis e representam os ideais de infância da sociedade. Apresentou-se às crianças uma coleção de bonecas e bonecos "diferentes": negros, cadeirantes, idosos, com Síndrome de Down, grávidas, entre outros, que foram incluídos nas suas brincadeiras. Buscou-se, com esses materiais, compreender como as crianças operam com os conceitos de diversidade e inclusão. Para a realização da revisão teórica, inspirou-se em autores pós-estruturalistas e nos Estudos Culturais, tratando as bonecas como artefatos culturais. Inicialmente, faz-se uma breve aproximação entre a história das bonecas e a história da infância, versando sobre a representação de normalidade e os modos de ser sujeito infantil por meio das bonecas. Tentou-se descrever as práticas discursivas que emergiram das conversas, atitudes e interações nas brincadeiras, para entender como as crianças operavam tais conceitos. O estudo aponta que a possibilidade de brincar com bonecas diferentes, que representam a diversidade, favorece atitudes mais inclusivas e a aceitação das diferenças.

Palavras-chave : Jogos e Brinquedos; Diversidade Cultural; Inclusão.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License