SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 issue85Dolls, diversity and inclusion: playing with diversityThe importance of the father in child development author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Psicopedagogia

Print version ISSN 0103-8486

Abstract

SOUSA, Diogo Araújo de  and  CERQUEIRA-SANTOS, Elder. Redes sociais e relacionamentos de amizade ao longo do ciclo vital. Rev. psicopedag. [online]. 2011, vol.28, n.85, pp. 53-66. ISSN 0103-8486.

As redes sociais são um fato inerente ao existir humano. Dentro das redes, os relacionamentos de amizade ocupam grande espaço, e continuam predominando mesmo quando contabilizados somente os relacionamentos íntimos. A presente revisão da literatura teve por objetivo analisar os estudos sobre redes sociais e relacionamentos de amizade ao longo do desenvolvimento no ciclo vital. Trata-se de uma proposta de revisão à luz da Psicologia do Desenvolvimento. Pesquisas têm se dedicado a investigar o impacto dos relacionamentos de amizade sobre o desenvolvimento humano durante as várias fases do seu ciclo vital. Elas focalizam vários aspectos, como habilidades sociais, saúde, qualidade de vida e longevidade. Os achados apontam para uma grande relevância dos relacionamentos de amizade no desenvolvimento humano. A literatura se mostra consensual quanto ao fato de que os amigos desempenham um importante papel ao longo de todo o ciclo vital; na maior parte do tempo, para melhorias na qualidade de vida.

Keywords : Amigos; Relações interpessoais; Comportamento Social.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License