SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número85A importância da figura paterna para o desenvolvimento infantilHabilidades metalinguísticas no processo de alfabetização de escolares com transtornos de aprendizagem índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicopedagogia

versão impressa ISSN 0103-8486

Resumo

SALAMI, Marcelo  e  SARMENTO, Dirléia Fanfa. Interfaces conceituais entre os pressupostos de L. S. Vygotsky e de R. Feuerstein e suas implicações para o fazer psicopedagógico no âmbito escolar. Rev. psicopedag. [online]. 2011, vol.28, n.85, pp. 76-84. ISSN 0103-8486.

A educação é um direito universal e um dos elementos fundamentais para o desenvolvimento das pessoas e da sociedade. Para responder às novas exigências da sociedade do conhecimento, as intervenções educativas ou psicopedagógicas precisam abranger não somente a dimensão cognitiva, mas atentar também às dimensões afetivo-emocionais, socioculturais, éticas e morais. Visto sob esta perspectiva, entende-se que a interlocução entre os princípios teóricos sociointeracionistas (neste texto representados pelas Teorias de Vygotsky e Feuerstein) podem constituir-se em alicerce para uma intervenção educativa e/ou psicopedagógica significativa. Com tal intervenção, objetiva-se a potencialização dos processos de aprendizagem e a mobilização dos sujeitos da educação a se tornarem protagonistas de sua constituição pessoal.

Palavras-chave : Educação; Aprendizagem; Psicologia Educacional.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License