SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 issue85Conceptual interfaces between the envisions by L. S. Vygotsky and R. Feuerstein and their inferences toward the psychopedagogic making within the schooling fieldThe anamnesis interview under the optic of the psycodramatic theory: a contribution to Psychopedagogy author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Psicopedagogia

Print version ISSN 0103-8486

Abstract

CUNHA, Vera Lúcia Orlandi  and  CAPELLINI, Simone Aparecida. Habilidades metalinguísticas no processo de alfabetização de escolares com transtornos de aprendizagem. Rev. psicopedag. [online]. 2011, vol.28, n.85, pp. 85-96. ISSN 0103-8486.

O propósito da alfabetização é auxiliar as crianças a compreenderem o que lêem e a desenvolver estratégias para continuar a ler com autonomia. Aprender a ler requer compreender o princípio alfabético para usar regras de correspondência grafema-fonema para decodificar informações. No entanto, algumas crianças apresentam consideráveis dificuldades para aprender estas habilidades, as quais se tornam obstáculos para a assimilação dos conteúdos propostos. A principal característica deste tipo de dificuldade é o baixo rendimento ou desempenho em atividades como leitura, escrita ou cálculos matemáticos em relação ao que se poderia esperar da criança, de acordo com sua inteligência e oportunidades. Com base nas considerações expostas, este estudo busca fazer uma reflexão sobre a alfabetização de escolares que apresentam transtornos de aprendizagem e o desenvolvimento das habilidades metalinguísticas envolvidas na aquisição da leitura e escrita. Para tanto, é importante levar em consideração alguns aspectos sobre a linguagem oral e escrita e sobre o desenvolvimento da leitura, assim como as habilidades consideradas fundamentais neste processo. Além disto, é fundamental que sejam explicitadas a classificação dos transtornos de aprendizagem e a definição de cada um deles para que a reflexão proposta por este estudo possa trazer à tona a compreensão de que as dificuldades apresentadas por estes escolares podem ter como base alterações no desenvolvimento destas habilidades. Sendo o comprometimento das habilidades metalinguísticas presente nos transtornos de aprendizagem, torna-se necessário que tais habilidades sejam desenvolvidas, para assim garantir o sucesso da aprendizagem da leitura e da escrita.

Keywords : Educação; Transtornos de aprendizagem; Leitura; Dislexia.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License